Biografia

George Matheaus

Nasceu em São Luís-MA, mas passou grande parte da sua infância em Timon-MA, cidade vizinha à Teresina, capital do Piauí. Sempre gostou muito de escutar música, passava várias horas por dia escutando a coleção de CDs de sua mãe, e nas férias quando ia visitar seus avós, amava escutar os discos de vinil que sua mãe escutava na juventude. A paixão por rock veio através dessa influência, escutando bandas cristãs como Oficina G3, Rebanhão e Novo Som.

Apesar de sempre ter sido apaixonado por música, seu amor pela guitarra não surgiu tão cedo. No início de sua adolescência, aos 11 anos, influenciado pelo jogo Guitar Hero e por bandas como Link Park, Red Hot Chili Peppers e Guns’n Roses, decidiu ter aulas de violão. Na época, sem entender muito sobre música contratou um professor de violão clássico, o que apesar de agregar muito, não era aquilo que estava procurando e logo desistiu dos seus estudos em alguns meses. Então, pensou que ter sido só uma vontade passageira de adolescente.

Foi só aos 13 anos após ir morar em Zé Doca-MA na casa de seus avós que sua paixão pela música acendeu. Começou a congregar em uma pequena congregação da Assembléia de Deus e recebeu a seguinte proposta do líder da banda da igreja: “Me falaram que você tem um violão em casa parado. Se aprender a tocar ele, eu te coloco na banda da igreja”. Vivendo em uma cidade pequena do interior com bastante tempo livre e nada pra fazer, dedicou-se ao máximo, e em 2 meses aprendeu o básico, decorou todos os acordes dos campos harmônicos maiores e já começou a tocar na banda.

Aos 15 anos, em 2010, começou a aprender mais sobre guitarra tendo aulas com seu professor e mentor Misael Santos, que lhe ensinou tudo que presisava para ser um músico profissional. Nesse período, teve várias influências como Juninho Afram, Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy, Gustavo Guerra, Steve Vai e Paul Gilbert. Mas só anos depois começou a desenvolver seu estilo e, influenciado por seu amigo Willian Amorim, começou a estudar metal progressivo. Ficou fascinado pelas músicas da banda Dream Theater e por muito tempo sua maior referência na guitarra foi o guitarrista John Petrucci.

Depois de anos estudando guitarra teve que tomar a difícil decisão de qual carreira seguir, e morando no nordeste a carreira de músico parecia algo distante e inviável na época. Então, ingressou na faculdade de engenharia elétrica, e por muito tempo se sentiu desmotivado na música, deixando de estudar como antes. Mas, no final de 2013, teve seu primeiro contato com o Djent (ou Metal Moderno) através do álbum A Voice Within da banda Intervals, e aquele estilo novo e complexo despertou o seu desejo de aprender e se desafiar. E foi essa a motivação de continuar tocando mesmo na correria da faculdade.

Algum tempo depois, já no fim do curso de engenharia elétrica, decidiu desistir da música para seguir a carreira de engenheiro. Porém, várias experiências o levaram a investir naquilo que amava fazer e decidiu investir na sua carreira musical. Em 2019, começou a fazer vários vídeos para as redes sociais e em 2020 começou a dar aulas on-line de guitarra. E foi nesse ponto que começou a deixar sua marca como guitarrista de metal moderno.

Em 2021, lançou o single “Eagle of Light” junto com Wallace Oliveira, dando início a um novo projeto unindo várias influências da cena Djent como Periphery, Intervals, Monuments, Tesseract, Polyphia e artistas como David Maxim Micic, Plini e Jakub Zytecki.

Recentemente, no início de 2023 lançou seu curso “Os Segredos dos Riffs Modernos”. E depois de mais de 15 anos tocando guitarra e ver sua vida mudar completamente através da música, George Matheaus espera poder influenciar outros músicos a seguirem seus sonhos e fazer com que a cena de metal moderno seja mais reconhecida no Brasil.